quarta-feira, 24 de março de 2010

Bolo de chocolate especial à uma amiga especial

Outono chegou me deixando com mais disposição e esperança de que esse calor enlouquecedor vai tirar férias para dá lugar à uma estação gostosa!!! Falando em coisa boa, semana passada foi aniversário de uma grande amiga, Ana e fui, ou melhor, continuei na cozinha para fazer um bolo com a sua cara: CHOCOLATE, ela ama bolo de chocolate. Fiz uma receita simples e rápida, porém deliciosa, o bolo fica molhadinho, é uma delícia. Essa receita conheci no blog Chocolate em pó, da Luciana, peço licença para Luciana para dividir com vocês.

Ingredientes: (eu fiz como a Luciana, usei como medida copo de requeijão)
1 copo de chocolate em pó ou Nescau
1 copo de água
2 copos de farinha de trigo
1 1/2 de açúcar
3 ovos
meio copo de óleo
1 colher (sopa) de fermento
Vamos fazer:
Ferver a água e o chocolate em pó e deixar esfriar.
Em uma vasilha, bater as gemas, o açúcar e o óleo, depois de bem incorporado, colocar chocolate dissolvido na água já frio e aos poucos a farinha de trigo.
Por último bater as claras em neve e colocar devagar (é devagar, é devagar, devagarinho....canta Martinho da Vila) e adicionar o fermento.
Untar a forma e enfarinhar, colocar no forno pré-aquecido, aproximadamente 30 minutos, fazer o teste do palito é uma boa antes de desligar o forno.Ahhhh, e não fica olhando o tempo todo para o forno heimm, dizem que o bolo "desanda", será??!!.
Deixar esfriar, enquanto isso fazemos o recheio de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres de chocolate em pó ou Nescau
Levar ao fogo baixo, todos os ingredientes do recheio, mexendo sempre, tenha paciência é necessário, mexer até começar a desgrudar da panela, a dica é deixar ele molinho para o recheio e cobertura, se o brigadeiro ficar durinho fica complicado para rechear.
Depois do bolo frio (outro exercício de paciência), cortar ao meio e rechear com o brigadeiro no meio e em cima do bolo.Está prontinho para comer, comer, comer.....
Em cima do bolo, após cobrir com o brigadeiro pode colocar granulado, raspas de chocolate branco,... minha irmã derretou chocolate branco e fez os detalhes em cima do bolo e ficou uma graça.
Quando eu e minha irmã acabamos de fazer o bolo, já estava em cima da hora para levar o bolo para a Ana, a aniversariante, amiga especial de nossa família, então devido ao atraso só deu para tirar essas duas fotos . Da próxima vez faço com mais antecedência para tirar mais fotos...
ANA, PARABÉNS, você merece tudo de bom!!!! Beijos

3 comentários:

  1. Fazer bolo requer tempo e paciencia, descobri isso na marra!!!
    Bom mesmo e começar um dia antes, assar a massa, cozinhar o recheio e montar, só cobrir no outro dia, fica uma delicia!

    Essa receita é ótima, tambpem copiei pra fazer!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Fia,
    Que sortuda essa Ana...:D
    Bolo lindo demais!!
    E feito com tanto carinho deve ter ficado delicioso...
    Ainda bem que cê deu a dica da paciência...sempre faço bolo em cima da hora tb...
    E o clima agora tb tô gostando...aff calor...ninguém merece!
    Um bejim, viu?!
    Vinni

    ResponderExcluir
  3. Olá, curti a receita, só faltou vc colocar o numero da forma que vc usou.Quero fazer o bolo me envie o tamanho da forma vc usou, porque ficou divinal.

    Bj
    Luca.

    ResponderExcluir